Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

POEMAS DE AMOR E DOR

Livro de poesia GOLPE DE ASA NO SEQUEIRO Editado pela CHIADO EDITORA Poeta: Rogério Martins Simões Blog no Sapo desde 6 de Março de 2004 Livro de poesia POEMAS DE AMOR E DOR (Chiado books) já à venda

POEMAS DE AMOR E DOR

Livro de poesia GOLPE DE ASA NO SEQUEIRO Editado pela CHIADO EDITORA Poeta: Rogério Martins Simões Blog no Sapo desde 6 de Março de 2004 Livro de poesia POEMAS DE AMOR E DOR (Chiado books) já à venda

A morte anunciada do Martinho da Arcada

 

 

A MORTE ANUNCIADA DO MARTINHO DA ARCADA
 
"O Martinho da Arcada resistiu a muitas crises. Viveu a Monarquia, a República, o Estado Novo, o 25 de Abril...", sublinhou Luís Machado, acrescentando que só não está a conseguir resistir aos escapes dos veículos - cerca de centena e meia de autocarros da Carris por hora nos períodos de ponta - que entopem as narinas e os ouvidos, desde que a Câmara de Lisboa introduziu alterações na circulação rodoviária da Baixa, levando todo o transporte público para a Rua do Arsenal.
Não sendo o remédio milagroso para a crise, admite que as tertúlias poderão chamar a atenção da opinião pública para o problema que afecta aquele café histórico. António Sousa, proprietário do Martinho da Arcada, reafirmou ontem, em conferência de imprensa, a intenção de fechar portas em Dezembro, caso as "aberrantes alterações" de trânsito se mantenham na Baixa.
O proprietário do café que já conta com 227 anos garante que o negócio sofreu uma quebra de 40 a 50%, desde o início do ano.
Fonte Jornal Notícias de 30/7/2009
 
 

 
 

 

 

 

A resposta da Sociedade Civil
 
Por iniciativa de Fernando Machado e para evitar o encerramento daquele café, o preferido de Fernando Pessoa, foi programado para aquele espaço um ciclo de reflexões, Tertúlias, que, pela dimensão das personalidades convidadas, poderiam ser um importante contributo para a dinamização do Café Martinho da Arcada.
Este ciclo (que decorrerá até Novembro) teve a participação de Eduardo Lourenço (30 de Setembro), Manoel de Oliveira (8 de Outubro), Carlos do Carmo, (5 de Novembro) e no próximo dia 19 de Novembro de Ruy de Carvalho.

 

 

 

 

 

O meu testemunho
 
O café restaurante Martinho da Arcada corre o risco de encerrar. Trata-se tão só do mais antigo café da cidade de Lisboa.
Como sabem foi aqui que o nosso tão querido e amado poeta, Fernando Pessoa, escreveu parte da sua poesia.
 
Há cerca de um mês, quando passava pela Praça do Comércio, entrei no Martinho da Arcada para tomar o meu comprimido para a Parkinson. Em plena hora “de ponta” o café não tinha clientes. Lá fora, uns quantos turistas, de livro na mão, respiravam o gás emanado dos transportes públicos, das viaturas dos Ministérios e das camionetas de turismo.
 
Pedi uma água e não resisti ao delicioso pastel de nata tão tradicional daquela casa. Olhei para o lado esquerdo do balcão, como que na esperança de lá encontrar saudades do meu poeta preferido, e nem a mesa onde Fernando Pessoa escrevia encontrei.
Terminado aquele repasto ligeiro, deparei com um cartaz onde se anunciavam tertúlias.
 
Procurei saber se ainda existiam dois lugares para a Tertúlia do Carlos do Carmo e eis que me encontro com o senhor António, proprietário do restaurante, que muito amavelmente tomou apontamento no seu livro de reservas e me levou a visitar o restaurante.
Lá estava, num local recatado mas diferente, a mesa do Poeta.
 
Estava triste o senhor António! Afinal estava mesmo decidido a encerrar as portas do Café Restaurante “Martinho da Arcada”. Entretanto chegavam mais turistas, com o livro na mão, para visitarem o café onde o grande génio da poesia do Mundo escreveu poemas. E lá foi o senhor António mostrar a mesa onde o poeta escrevia e bebia o seu café. Por fim, o ofereceu-nos postais com fotografias e poemas do poeta.

Como é enorme Pessoa.

 

 

 

 

A tertúlia com Carlos do Carmo
 
No dia 5 de Novembro chegámos cedo. A praça do Comércio àquela hora, 19 horas, já “metia medo”.
-Rogério - nem um polícia se vê na rua. Dizia a minha querida companheira enquanto já se preocupava com o gemido desesperado de um gato, preso por uma corda, companheiro endiabrado de dois indigentes.
Procurei o senhor António. Não estava. Em seu lugar estava o seu filho. O seu pai encontrava-se doente - Pneumonia.
 
Não irei ser exaustivo em relatar o que por lá se passou.
O jantar foi de excelente qualidade
Carlos do Carmo deliciou-nos com palavras do coração: falou de fado, de poetas, de fadistas, de guitarristas, de liberdade. Recordou o seu bairro e as escolas onde estudou - a sua vida.
Fiquei feliz por ali encontrar IVAN LINS e JÚLIO POMAR, entre outros, solidários contra o encerramento daquele espaço.
Para concluir deixo aqui algumas fotos daquele evento.
 

 

 

Júlio Pomar

 

 

 

 

 

 

 

 

Ivan Lins

 

 

Passava já da meia-noite quando esta tertúlia terminou. Carlos do Carmo brindou a assistência com uma bonita canção cantada à “capela”.
 
De volta a casa fui pensando, voltei a procurar os motivos para o encerramento do Martinho da Arcadas. Afinal estiveram, naquela noite, diante dos meus olhos as razões do Senhor António:
A pouca rentabilidade devido às sucessivas obras na Praça do Comércio;
A desertificação da Baixa à noite e aos fins-de-semana;
A enorme quantidade de deserdados da sorte que se resguardam do frio nas velhas arcadas da Praça do Comércio; O cheiro nauseabundo, pestilento, das latrinas, noite dentro, a céu aberto;
A insegurança, o medo de ser assaltado;
A pouca luz daquele local;
O trânsito permanente a roçar o Café Restaurante.
 
Voltei a recordar o senhor António e o momento em que nessa noite solicitei reserva para a Tertúlia do ENCERRAMENTO DO MARTINHO DA ARCADA.
O filho do senhor António estava triste.
Não me inscrevi. Afinal, o senhor António estava doente.
 
Senhor António:
Desejo-lhe do fundo do coração que recupere rapidamente, mas, desde já, formulo um pedido ao outro António, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.
- António Costa,
Por favor, NÃO DEIXE ENCERRAR O MARTINHO DA ARCADA
 
Deixo o contacto do Café com a seguinte sugestão: organizem tertúlias no Martinho da Arcada, ou esgotem os belíssimos pastéis de nata. Por favor não deixem encerrar o Martinho da Arcada.
 
MARTINHO DA ARCADA – Praça do Comércio, 3 – 1100-148 Lisboa – Portugal
Telefone: 218879259 e 218866213
Fax: 218867757
E-mail martinhodaarcada@sapo.pt
 
 
 

 

 

 

Poemas de amor e dor conteúdo da página

amrosaorvalho.gif

MEIO HOMEM INTEIRO
Rogério Simões
 
Meia selha de lágrimas.
Meio copo de água
Meia tigela de sal
Meio homem de mágoa.
Meio coração destroçado
Meia dor a sofrer.
Meio ser enganado
Num homem inteiro a morrer.
11/4/1975

Todos os poemas deste blog, assinados com pseudónimo de ROMASI ou Rogério Martins Simões, estão devidamente protegidos pelos direitos de autor e registados na Inspecção-Geral das Actividades Culturais IGAC - Palácio Foz- Praça dos Restauradores em Lisboa. (Processo 2079/2009). Se apreciou algum destes poemas e deseje colocar em blog para fins não comerciais deverá colocar o poema completo, indicando a fonte. Obrigado

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados. All rights reserved © DIREITOS DE AUTOR

2 comentários

  • Sem imagem de perfil

    pauka 27.11.2013 18:31

    ADOREI sempre e sempre e para sempre GRANDE FERNANDO PESSOA como me orgulho de ser portuguesa nestas alturas e ter o privilegio de "pertencer" a este Fabuloso Grandioso( em todos os sentidos) poeta que é nosso do nossa lisboa do nosso portugal
    Sómente ser teu parceiro,
    No Martinho da Arcada.
    Carlos Cardoso Luís
    responder a comentário
    Faço das suas as minhas palavras
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Em destaque no SAPO Blogs
    pub