Sábado, 19 de Janeiro de 2019

UMA NOVA TÉCNICA PERMITE ACABAR COM OS TREMORES NA DOENÇA DO PARKINSON

 

BOA NOITE; BOM DIA; BOA TARDE A TODOS OS COMPANHEIROS DIAGNOSTICADOS COM A DOENÇA DO PARKINSON

Porque esta notícia tem demasiada importância para todos nós; Tendo em conta a fidelidade da informação: nomeadamente o Jornal de Espanha que a difunde; da credibilidade do citado Hospital; tendo em conta que os doentes de Parkinson ainda sonham; considerando que também eu tenho o direito a sonhar, resolvi traduzir para facilitar a leitura de tão importante descoberta que, por ser tão simples como eficiente, muitos não estão sequer interessados em conhecer.

Agradeço à Associação de Parkinson cujo link segue por me ter alertado para esta notícia. https://www.facebook.com/parkinsonelche/posts/2136789733079218?hc_location=ufi

 

UMA NOVA TÉCNICA PERMITE ACABAR COM OS TREMORES NA DOENÇA DO PARKINSON

 Ao José os tremores não o deixavam fazer a vida normal. Coisas tão quotidianas, como abotoar todos os dias o casaco, passaram a ser um sério obstáculo para ele, até ter passado por uma nova máquina no s Serviços de Neurologia do Hospital Universitário de Navarra - Espanha.

Sem uma cirurgia aberta, sem anestesia, em questão de minutos, o tremor que incapacitava a coisa mais básica desapareceu. Ele voltou a ser um homem perfeitamente independente.

A máquina que tem ajudado é colocada sobre o paciente e ataca com ultrassons, de alta intensidade, danificado os neurónios que causam o tremor. Ele os remove, e com eles, o tremor desaparece.

Os resultados podem ser vistos mesmo durante a intervenção. Porque José, ainda dentro da máquina, já podia levar água à boca sem tremer. Tudo isto sem dormir e sem cortes de qualquer tipo.

"É um capacete que emite ultrassom de alta frequência localizado em um alvo", explica Mari Cruz Rodríguez Oroz, diretora de Neurologia do Hospital Universitário de Navarra."Como não é um procedimento invasivo, as complicações são mínimas", acrescenta Jordi Gurudi, reitor de Neurocirurgia.

Essa técnica não é barata. Apenas incorporada na Clínica da Universidade de Navarra. Sua principal vantagem é que ele não requer cirurgia aberta, ele pode ser aplicado aos pacientes e mais velhos que não podem sofrer cirurgia.

(Tradução livre e aproximada para Português, de Rogério Martins Simões, tendo como fonte o artigo do Jornal Espanhol “LA SEXTA”)

(link para a notícia abaixoe texto original)

https://www.lasexta.com/noticias/ciencia-tecnologia/una-tecnica-permite-acabar-con-los-temblores-del-parkinson-sin-cirugia-ni-anestesia-video_201901165c3f413a0cf2fffd5129f15d.html?fbclid=IwAR2DNcEOtJCwElH4IWgfSvKzkVla-RsJr_3rY3P7SxkOhiMb2D4BKw2ASFE

 

Una novedosa técnica permite acabar con los temblores del Parkinson sin cirugía ni anestesia


A José los temblores no le dejaban hacer vida normal. Cosas tan cotidianas como abrocharse la chaqueta le suponían una dificultad seria hasta que pasó por una novedosa máquina. Sin cirugíaabierta, sin anestesia, en cuestión de minutos, el temblor que le incapacitaba para lo más básico desapareció.

Ha vuelto a ser un hombre perfectamente independiente. La máquina que le ha ayudado se coloca sobre el paciente y ataca con ultrasonidos de alta intensidad las neuronas dañadas que provocan el temblor.

Las elimina y, con ellas, desaparece el temblor. Los resultados pueden verse incluso durante la intervención. Porque José, aún dentro de la máquina, ya podía llevarse agua a la boca sin temblar. Todo, y esto es lo más novedoso, sin necesidad de dormirle, ni cortes de ningún tipo.

"Es un casco que emite ultrasonidos de alta frecuencia que se localizan en una diana", explica Mari Cruz Rodríguez Oroz, directora de Neurología en el Hospital Universidad de Navarra.

"Al no ser un procedimiento invasivo, las complicaciones son mínimas", añade Jordi Gurudi, rector de Neurocirugía. Esta técnica no es barata. Acaba de incorporarla la Clínica de la Universidad de Navarra. Su principal ventaja es que al no necesitar cirugía abierta, se le puede aplicar a pacientes ya mayores que no pueden pasar por quirófano.

 

 

 

Poemas de amor e dor conteúdo da página
publicado por poetaromasi às 23:09
link do post | favorito
Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

amrosaorvalho.gif

MEIO HOMEM INTEIRO
Rogério Simões
 
Meia selha de lágrimas.
Meio copo de água
Meia tigela de sal
Meio homem de mágoa.
Meio coração destroçado
Meia dor a sofrer.
Meio ser enganado
Num homem inteiro a morrer.
11/4/1975

Todos os poemas deste blog, assinados com pseudónimo de ROMASI ou Rogério Martins Simões, estão devidamente protegidos pelos direitos de autor e registados na Inspecção-Geral das Actividades Culturais IGAC - Palácio Foz- Praça dos Restauradores em Lisboa. (Processo 2079/2009). Solicita-se a quem os copiou alterando o nome, não respeitando o texto ou omitindo o seu autor que os apague ou os reponha na fórmula original com os respectivos créditos. Se apreciou algum destes poemas e deseje colocar em blog para fins não comerciais deverá colocar o poema completo, indicando a fonte. Obrigado

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados. All rights reserved © DIREITOS DE AUTOR